HQ

Superman n° 1 –   Os Novos 52!

Após a clássica maxissérie Crise nas Infinitas Terras tivemos a chance de conhecer o UDC reformulado na década de 80. Agora quase 30 anos se passaram e depois de Ponto de Ignição vemos a DC Comics reiniciar seus personagens novamente atualizando-os para o século 21.

Em “Superman Contra a Cidade do Amanhã”, temos um Super mais urbano trajando calça jeans e botas e usando seus poderes como o herói clássico da “Era de Ouro”: capaz de saltar arranha-céus com um simples pulo, mais rápido que uma bala, mais forte que uma locomotiva, capa mais curta entre outras características.

Referências a esta época estão recheadas nesta HQ: como superforça, invulnerabilidade e defender uma mulher que apanhava do marido. E nesta nova versão temos a característica mais básica do “Superman clássico”, o fato de ter o seu próprio senso de justiça e ser o defensor dos fracos e oprimidos.

Além de trabalhar pra um Sr. Taylor, é lógico que só pode ser George Taylor, editor do Estrela Diária, onde Clark Kent trabalhou na Era de Ouro.

O General Lane está no encalço do herói como em “Origem Secreta”, o arco de histórias que recentemente atualizou o personagem. Vemos o Super da Era de Ouro  sendo apresentado com as influências do mundo moderno. Com  arte de Rags Morales e roteiro de Grant Morrison.

Em “Qual é o Preço do Amanhã?”, o prédio do Planeta Diário (se parece com o do filme de Chris Reeve) sendo demolido e um novo foi construído por Morgan Edge (que tornou-se afro-americano), Lois Lane é agora produtora executiva de telejornal e continua ganhadora do prêmio Pulitzer.

O fato surpreendente é que Lois e Clark não estão juntos desta vez, pois Jonathan Carroll é o namorado de Lois. Um dos casais mais famosos das HQs foi desfeito, talvez  pelo menos por enquanto.  A modernidade é uma parte importante da narrativa, pois Jimmy Olsen e Miko atualizam a notícia para Lois on line na internet.

O que menos gostei foi este novo uniforme, pois parece uma armadura e acho que possa estar em sincronia com o uniforme do filme  Superman : O Homem de Aço para 2013. A sunga por cima da calça sempre foi e é motivo de chacota para os super-heróis, mas era como os uniformes surgiram na época de ouro dos quadrinhos. Esta talvez seja uma forma de também atualizar o personagem, porém só o tempo irá dizer se foi bom ou ruim.

Uma coisa interessante é Superman lutar contra um ser de fogo. Este fato remonta a clássica HQ “A Origem da Liga da Justiça”, de 1982. Em que sete alienígenas concorrentes a um trono usam a Terra como campo de batalha, mas são combatidos pelos heróis: Ajax, Aquaman, Mulher Maravilha, Flash e Lanterna Verde.

Enquanto Superman e Batman combatem um último vilão alienígena feito de cristal. Após derrotarem os invasores, os heróis decidem se juntar e formar a equipe.

Esta HQ de 1982 teve sua história modificada na revista Os Melhores do Mundo n° 21, “Liga da Justiça Ano Um”,  aonde a Mulher Maravilha é substituída pela Canário Negro e Superman  aparece  mais não como membro ativo da equipe.

A diferença em “Qual é o Preço do Amanhã?”, é que Superman combate um ser de fogo e deve ser um prelúdio para a  Liga da Justiça destes Novos 52! Agora é o momento de novos leitores conhecerem o UDC e nós mais antigos notarmos as diferenças desta cronologia.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em HQ.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s