Batman: Através dos Tempos

robinson

Jerry Robinson

Robinson trouxe para as páginas de Batman um estilo de arte limpo e suave.

Em outubro de 1939, o adolescente de 17 anos, Jerry Robinson, aluno de redação criativa na Columbia University, tornou-se assistente de Bob Kane.

As primeiras aventuras do Homem Morcego exibiam o lápis, a diagramação e a composição de Kane. Mas,  em 1942, um realismo e fluidez sem precedentes passaram a ser vistos com mais frequência em Batman, graças ao aumento dos trabalhos individuais de Robinson.

Sem as figuras mais rígidas e poses repetitivas de Kane sob o nanquim, o estilo de ilustração mais realista de Robinson tinha florescido totalmente no final de 1942.

Ele estava até desenhando, finalizando e colorindo algumas histórias e capas para Batman e Detective Comics.

A premissa e a criação do Coringa por Robinson e suas contribuições para o visual de Robin foram eventos significativos da história do Batman.

Ele também ilustrou The Adventures of Alfred, uma série de 13 histórias solo, apresentando o famoso mordomo publicadas em Batman 22-36.

Os créditos de Robinson são longos e variados. Incluem arte para Vigilante, Johnny Quick, The Fighting Yank, The Black Terror, Rock and Bullwinkls, Lassie e Bat Masterson, além de ficção científica, crime, guerra, faroeste e outros temas.

Robinson escreveu diversos livros, inclusive The Comics, e uma biografia, Percy Crosby and Skippy, e ilustrou mais de 30 outros.

Foi co-roteirista e diretor de arte do filme Stereotypes em Moscou e co-autor das letras do musical Astra. Robinson também deu demonstrações de técnica de cartuns pela Europa, América Latina e Ásia.

Jerry Robinson teve como principal característica ser um homem inovador com uma visão á frente de seu tempo. Foi presidente e diretor editor do CWS (Cartoonist & Writers Syndicate). O CWS representa criadores de diversos países e distribui tiras e cartuns para jornais do mundo todo.

Robinson fez parte do conselho de diretores do International Museum of Cartoon Art em Boca Raton, Flórida, e também fez parte do conselho editorial do INKS: Cartoon and Comic Arts Studies, o jornal da Cartoon Research Library na Ohio State University. Também foi curador de importantes exposições de arte de cartuns em museus e galerias nos EUA, Europa e Extremo Oriente.

Infelizmente 0 artista faleceu aos 89 anos, em Nova York, no dia 08 de dezembro de 2011, mas seu legado ficará na memória de todos aqueles que puderam compartilhar sua luta para o reconhecimento de artistas e criadores.

Confira alguma imagens da arte deste grande mestre

1 art_superman detectiveC60 JERRY ROBINSON COLOR BATMAN & ROBIN JERRY ROBINSON COLOR JOKER ILLO. Jerry Robinson Sketch2 Robinson Litho robinson robin robinson_jerry_atoman robinsonbatman

Fonte: Batman Magazine.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Batman: Através dos Tempos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s