Heróis Nipônicos

lionman

Poderoso Lion Man

É um Henshin Hero sub-genêro do estilo tokusatsu mostrando um herói que se transformava em algo (não sendo nenhuma novidade no Japão).

Mais quando Lion Man (Fuun Lion-Maru) saiu por aqui na extinta Rede Manchete foi um sucesso estrondoso.

Dan Shimaru era um herói solitário que caminhava pelo Japão Feudal buscando vingança por causa da morte de seu irmão, mas durante sua jornada encontrou a adorável Shinobu e seu irmão Sankichi. Juntos eles ajudam a todos que tiverem algum problema com a família Mantor do Diabo.

Logo na abertura tínhamos a apresentação com Shimaru lutando contra cinco ou mais oponentes e sua incrível transformação com uma jaqueta foguete tipo Rocketeer.

Toda vez que Shimaru dizia: “Formação Lion Man”, acionava o foguete em sua mochila voando alto no céu. O detalhe é que a mochila aparece de repente em suas costas para poder se transformar era um furo e tanto.

Apesar dos “defeitos especiais” as cenas de luta eram bem coreografadas (geralmente com espadachins lutando).

Engraçado é que tanto o herói quanto os vilões usavam uniformes de borracha horripilantes, porém a parte estranha é que as lutas mudam de repente de lugar.

Acontecendo em alguma serra ou descampado e terminam com explosões ou com a espada cravada no oponente (geralmente ao lado do corpo pra parecer que perfurou).

Quando o herói dizia: “Lion, Furacão” estava na hora de matar seu adversário numa explosão destruidora.

Cada episódio terminava de forma triste com o narrador dizendo: “Dan Shimaru 21 anos, um homem de coragem que aposta na própria juventude e luta contra seu terrível inimigo. A família de Mantor todos o conhecem como Lion Man.”

Um fato importante é que havia outro Lion Man, mas só que branco. Na verdade o Lion Man Branco surgiu antes do que o laranja, porém a distribuidora aqui do Brasil fez uma tremenda burrada misturando os tokusatsus.

O Lion Man Branco (Kaiketsu Lion Maru) foi o seriado anterior ao herói amarelo. Também foi produzido pela P-Production indo ao ar originalmente por apenas um ano de 1972 até 1973.

Em sua trama Kashin Koji treina os jovens Shishimaru, Saori e Kosuke pra que futuramente possam enfrentar as forças do mal comandadas por Gosun.

Antes de morrer o sensei entrega a cada um deles algo pra que prossigam em sua batalha (pro Shishimaru é uma espada, Saori é uma adaga e Kosuke, uma flauta).

Shishimaru utiliza a espada Kinsachi dizendo as palavras “Oh Vento, Oh Luz, Formação Lion Man transformando-se no Lion Man Branco.

A parte legal é que Kosuke consegue usar a flauta chamando o Hikarimaru Pegaso.

O personagem Tora Jonosuke usa a espada Ginsachi para transforam-se em Joe Tiger que inicialmente era inimigo do Leão Branco (pra depois virar seu aliado).

Devido ao seu sucesso entre os fãs aproveitaram uma outra versão sua pro herói alaranjado.

É chover no molhado comentar que ambos os seriados tinham aqueles efeitos especiais fraquíssimos que hoje estão desatualizados, mas suas histórias eram ótimas.

Só pra constar o Lion Man Branco teve 52 episódios lançados contra apenas 25 de seu sucessor (não fazendo tanto sucesso no Japão como foi aqui).

Pra quem como eu assistiu é uma série fantástica e como curiosidade Lion Man foi produzido pela P-Productions a mesma do inesquecível herói espacial Spectreman.

 

Deixe um comentário

Arquivado em Heróis Nipônicos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s