Falando Sobre

CA_2

Capitães

Engana-se quem pensa que Steve Rogers foi o único a envergar o manto, pois dizem as lendas que houveram outros homens usando tal alcunha. Conheça alguns personagens que também ajudaram a eternizar o mito.

isaiah-bradley

O Primeiro Capitão da História

Antes do soro ter êxito com Steve  saiba que o Serviço de Saúde Pública dos Estados Unidos  fazia teste com homens negros de 1932 a 1972. A desculpa era para descobrir uma cura para sífilis, mas geralmente  o soro afetava de maneira grave quem era inoculado por ele.

Esse procedimento aconteceu no estado do Alabama e esta experiência ocorreu em 400 homens. Infelizmente vários deles morreram devido a este processo, porém Isaiah Bradley foi o primeiro homem a ser considerado como Capitão América.

Ele é considerado como uma lenda entre a comunidade negra americana. Sinceramente foi uma das histórias mais interessantes que fizeram sobre o Capitão recriar um mito através de outro.

Só que pra mim é bastante difícil acreditar que algo tão cruel e desumano quanto isso tenha acontecido de verdade. Mais infelizmente alguns homens sofreram em Tuskegee por causa da falta de escrúpulos de certas pessoas.

spirit-of-76

Capitão América II

William Nasland era o herói conhecido como O Espírito de 76 foi inspirado pela atuação do Capitão América.

Atuou em 1940 agindo contra a espionagem nazista durante a Segunda Guerra então em 1945 pouco antes do final da guerra. Steve e Bucky sumiram e o presidente Truman convocou Nasland para ser o novo herói acompanhado de Fred Davis que se tornaria o novo Bucky.

Eles lutaram na equipe All-Squadron Winners a equipe que veio a suceder os Invasores. Em 1946 o robô Adam II criado por Phineas T. Horton (o mesmo do Tocha Humana original) planejou um ataque matar John F.Kennedy.

Ao impedir este plano  durante uma feroz batalha  Nasland foi morto enquanto Bucky enquanto estava desacordado. Quando o restante do Esquadrão chegou já era tarde demais.

the-patriot

Capitão América III

O repórter Jeff Mace era o herói Patriota um combatente do crime agindo com um uniforme baseado na bandeira americana (inspirado após ter visto Capitão América em ação). O Patriota era um dos vários heróis que combatiam o crime e a ameaça nazista durante a Segunda Guerra.

Quando terminou a guerra o herói participava do All Winner Squad e salvou o jovem senador John Kennedy . só que o salvamento custou a vida do segundo Capitão e Mace foi convocado para substitui-lo. Casou-se com a heroína Golden Girl que tem o nome de Betty Ross. Então a famosa esposa de Bruce Banner não foi a única personagem com este nome. Atualmente Jeff morreu de câncer numa idade avançada.

anos 50

Capitão América dos anos 50

Durante os anos 70 a Marvel arranjou uma crise na sua continuidade ao dizer que o Capitão agiu exatamente durante no período que esteve congelado. A solução foi criar um “impostor” .

Após o final da Segunda Guerra Steve Rogers havia desaparecido e dado como “morto” (ficamos sabendo que estava congelado). E durante os anos 50 houve outra pessoa usando seu escudo.  O professor de história William Burnside  era um grande fã do bandeiroso tanto que fez plástica para ficar com o rosto parecido com o dele. O fato é que Burnside  descobriu documentos que localizavam o soro do supersolado.

Só que o governo interveio dizendo não as suas intenções. Quando voltou a lecionar descobriu que seu aluno Jack Monroe era outro fã do Capitas, então decidiram de comum acordo aplicarem o soro neles mesmos.

As aventuras que acontecem durante a década de 1950 eram destes  heróis, mas algo deu errado e a fórmula acabou deixando-os loucos. O governo resolveu deixa-los em animação suspensa até ser encontrada uma cura (já vi isso em algum lugar).

john walker

Capitão América V

John Walker era o herói Super Patriota que confrontou o Capitão América dizendo que ele representada os “verdadeiros ideais” da América. E assim começou a difamar publicamente o bandeiroso (eles chegaram a lutar por causa disto).

Quando a Comissão das Atividades Superhumanas chefiada por Valerie Cooper retirou de Steve o direito de usar seu uniforme e escudo.

Walker recebeu de presente de Tony Stark um uniforme e escudo parecidos passando a se denominar de Capitão.

Ao enfrentar diversos vilões teve sua identidade revelada por dois “ex-amigos”: Esquerdista e Direitista (que estavam revoltados por não terem sido aproveitados pela comissão).

A exposição resultou na morte de seus pais pelos Cães da Guarda. Tomado pela fúria Walker assassinou os vilões perdendo o posto de Capitão América (e pedindo para Steve retornar). Ao lado do Capitão descobriram que o comitê fora manipulado pelo Caveira Vermelha e depois assumiu o nome de Agente Americano.

 bucky

Capitão América VI

Bucky foi o assistente de Steve durante a Segunda Guerra. Ele era uma mascote do campo naquele período. Só que  “por um acaso” descobriu a identidade do bandeiroso e passou a ajuda-lo sempre que precisava.

Bucky tornou-se um dos personagens mais importantes da mitologia do herói (assim como Robin é para Batman) e o momento de sua morte é uma das situações mais reprisadas que já pude constatar. Quando todos achavam que estava realmente morto descobrimos o Soldado Invernal.

Desta vez  Bucky sofreu lavagem cerebral tornado-se um assassino eficiente que de tempos em tempos era mantido em animação suspensa.

O Capitão ao saber disto resgatou seu velho amigo e devido aos acontecimentos da infame Guerra Civil. Ele assume o lugar de Steve quando morreu ao final desta saga.

Então Bucky novamente “morre” após um ataque do Caveira Vermelha  só que tudo não passou de um plano de Tony Stark. Na verdade a intenção era deixar Bucky fora de problemas com a lei e agir livremente para combater o crime na surdina.

Neste meio tempo Steve retornou, mas não assumiu o manto estrelado agindo como diretor da S.H.I.EL.D.

ultimate

Capitão Ultimate

Só para constar resolvi comentar sobre  sua melhor versão. No final do ano 2000 a Casa de Ideias renovou seus personagens com o Universo Ulttimate. O primeiro é claro não poderia deixar de ser o Cabeça de Teia, mas aos poucos o universo foi se expandindo (X-Men e Quarteto Fantástico).

Com elementos bastante diversos da Terra-616 tivemos vários personagens renovados (e uma inveja da DC Comics que criou 10 anos depois algo semelhante: Novos 52).

O Capitão desta linha temporal  tem seu histórico de vida parecido com o tradicional, mas no futuro foi encontrado pela Shield e participa da primeira formação dos Supremos (a versão Ultimate dos Vingadores).

Os Supremos surgiram com a intenção de combater super ameaças aos Estados Unidos

Os Supremos fez tanto sucesso que ganhou duas animações pra DVD. Na primeira começa logo com Nick Fury numa expedição para encontrar o corpo do Capitão.

Bruce Banner revela ser um fã do herói e pesquisa uma cura para sua transformação.

Quando Banner se descontrola  transforma-se no Hulk atacando a cidade de Nova York causando um rastro de destruição e matando várias pessoas. Esta tragédia faz com que  o Capitão junto ao Thor, Vespa, Homem-Gigante e Viúva Negra se unam para deter o monstro. Diferente dos gibis aonde fica com a Vespa nesta animação Steve dá uns amassos na Viúva.

Gostei demais do Thor que ficou parecendo mais um hippie do que deus nórdico.

Na segunda animação temos o grupo numa missão de impedir o ataque dos alienígenas Chitauris (os skrulls) que querem encontrar os segredos de Wakanda.

O problema fica no dilema em que se encontra o Pantera Negra em ir contra as leis de sua tribo para se unir aos heróis de fora.  As duas animações são fiéis aos conceitos das HQs mostrando mais violência e tramas adultas.

A empresa deu bola fora em 1999 na animação The Avengers: United They Stand.

Baseada na versão dos Vingadores da Costa Oeste de 1984 esta série infelizmente mostrava os heróis usando armaduras hi-tech toda vez que partiam pra ação.

A equipe era liderada pelo Homem-Formiga e composta pela Vespa, Tigresa, Gavião Arqueiro Visão, Feiticeira Escarlate, Falcão e Magnum. De tão ruim teve somente 13 episódios. O Capitão participa de Decisão de Comando no qual ajuda seus amigos a combater Zemo e os Mestres do Mal.

Além de participar dos Vingadores o Capitão atuou durante a Segunda Guerra na equipe Os Invasores composta por Bucky, Tocha Humana (original), seu parceiro Centelha e Namor para combater o nazismo.

Com o tempo a equipe tornou-se maior com a inclusão de Union Jack, Spitfire, Miss America, Whizzer entre outros. Há pouco tempo atrás houve um crossover entre Invasores e Vingadores com algumas ilustrações de Alex Ross.

Na história os Invasores viajam para a atualidade e na tentativa de envia-los de volta. Só que tantos os Vingadores quanto os Novos Vingadores encontram um passado alterado pelo Cubo Cósmico sendo usado pelo Caveira Vermelha.

Fonte de Pesquisa: Wikipédia, Guia dos Quadrinhos e Mundo dos Super-Heróis.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Falando Sobre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s