Meu Texto

X-Men-Dias-de-um-Futuro-Esquecido

X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido

Este novo filme dos mutantes que trará novamente Bryan Singer para a franquia que ajudou a consolidar acabou me lembrando o gibi de onde parte da história será adaptada de forma livre..

Os X-Men surgiram nos anos 1960 como uma metáfora para o racismo, mas seu sucesso começou realmente a partir da inclusão de um certo baixinho canadense muito invocado na equipe.

Por mais que seja louvável as ideias originais que Stan Lee e a bela arte do mestre Jack Kirby. Foi justamente a partir do trabalho criativo do roteirista Chris Claremont unido a arte do meu querido John Byrne que temos algumas das melhores e inesquecíveis sagas dos heróis.

A HQ é tão importante que aproveitara para inserir parte do seu contexto em Wolverine e os X-Men (2008) a série animada também explora o futuro sombrio dos mutantes em suas histórias.

Depois que o Instituto Xavier sofreu um ataque muito poderoso Jean aparentemente sumiu e o Professor ficou em coma nos dias atuais (enquanto sua versão futura) divide um elo telepático com Logan.

Ciclope é o líder natural da equipe só que ficou de fora, pois está mentalmente abalado pela falta de sua amada. A animação é a melhor feita com os mutantes de todas até agora. Mesmo que a versão dos anos 90 seja inesquecível sem sombra de dúvidas o nível visto aqui é totalmente superior.

Misturando diversos personagens mutantes de várias fases diferentes temos até velhos conhecidos nosso como Bishop, Mística e Dominó.

A personagem Medula da versão original do gibi volta neste desenho. Lembrando que no série animada  X-Men: Evolution (2000) a diferença esta no personagem Spyke, um sobrinho da Tempestade  que tinha os mesmos poderes da Medula.

Um fato interessante é a mal resolvida história de amor que rola entre Mística (foi a única vez que ela  demonstrou não pensar apenas em si própria) e Logan envolvidos no Projeto Arma X – que deu  ao Wolvie a famosa inserção de Adamantium em seu corpo.

As histórias se dividem entre passado com Wolverine tentando deter a morte do Senador Kelly e os acontecimentos que poderão desencadear aquela catástrofe. E futuro aonde este fatídico momento já aconteceu e Charles precisa se virar para manter-se vivo (orientando Wolverine sempre que possível).

Lembro que Logan estava relutante em assumir a liderança da equipe, porém mesmo com seu temperamento explosivo consegue desempenhar muito bem a função.

Outro fato que vale a pena comentar é que Noturno e Wanda, a linda Feiticeira Escarlate, tiveram um caso de amor que não foi em frente por causa da intervenção de Magneto (cara chato!).

hq-clássica

HQ

Foi publicada pela primeira vez aqui no  Brasil em Superaventuras Marvel #45 e 46 e também X-Men Especial #2 .

Este gibi precedeu o Exterminador do Futuro e sinceramente há várias coincidências em seus conceitos (James Cameron roteirista e diretor do filme clássico nunca determinou se teve inspiração direta no gibi).

A saga marcante pra mim deixou como legado Rachel Summers, filha de Scott e Jean desta linha temporal alternativa que depois foi inserida na continuidade normal (Terra 616).

Mostrando um futuro apocalíptico onde os mutantes eram perseguidos e ficavam presos em campos de concentração. Um feito que infelizmente lembra o período mais negro da história mundial o holocausto da Segunda Guerra Mundial.

Logo no inicio vemos uma Kitty Pride envelhecida andando por uma Nova York quase irreconhecível já que estava destroçada e repleta de escombros. Ela havia combinado de se encontrar com Logan e usava um colar inibidor de poderes mutantes.

Estamos no ano de 2018 (supostamente daqui a 4 anos apenas) e há três faixas sociais: “H”  de seres humanos normais (desprovidos de genes mutantes e que podem ter filhos), “A” de humanos anormais (pessoas comuns possuidoras de genes mutantes proibidas de ter filhos) e “M” , de mutantes a faixa mais baixa da sociedade, composta por párias e marginalizados.

A humanidade voltou praticamente ao tempo das cavernas, pois Kitty viaja num vagão conduzido por cavalos e quando desce no centro de detenção após ser revista pelo sentinela. Podemos vê-la caminhando no cemitério aonde temos as lápides de vários heróis conhecidos nossos: Kurt Wagner, Scott Summers, Charles Xavier, Reed Richards, Bem Grimm, Susan Richards entre outros.

A verdade que neste futuro assustador os robôs Sentinelas caçam e chacinam os mutantes com permissão do governo.

Restam apenas poucos mutantes: Magneto (paralítico preso numa cadeira de rodas tipo Charles), Wolverine (responsável pela Resistência Canadense), Kitty (aqui conhecida como Ninfa), seu marido Colossus e Ororo. Juntos a Franklin Richards e sua namorada Rachel – compõe o núcleo da resistência Anti-Sentinela.

Eles estavam trabalhando secretamente num bloqueador para desligar os colares desinibidores que impossibilitam o uso de seus superpoderes. Então voltamos pra 1986 na sala de treinamento nos primeiros dias de Kitty como uma X-Men.

Nesta época a equipe era liderada pela Tempestade (e Anjo, Colossus, Logan, Noturno e Ninfa completavam o time). Era a primeira sessão da Kitty na sala de perigo e estava se saindo muito bem até que desmaiou de repente.

Nesse momento a consciência de sua versão futura viaja pro passado (Kitty foi escolhida, porque nesta época não havia sido treinada pra se defender de ataques psíquicos). E quando acorda conta sobre como foi parar lá.

A Irmandade de Mutantes estava planejando assassinar o Senador Robert Kelly candidato á presidência dos Estados Unidos e tal acontecimento desencadearia o registro de mutantes e fabricação em massa dos Sentinelas (Kitty fugiu deste futuro apocalíptico pra avisar seus amigos).

Enquanto Ninfa relata sua vida atordoante voltamos a 2018 quando Colossus, Wolverine, Rachel e Tempestade estão fugindo da unidade de concentração sendo perseguidos  e atacados por Sentinelas (Franklin Richards é friamente assassinado).

É quando vemos o famoso “arremesso especial” da dupla Wolvie e Colossus. Então somos conduzidos nestes acontecimentos entre passado e futuro. O corpo inerte de Kitty no futuro não sabe dos problemas que seus amigos enfrentam para poder protege-la.

No Pentágono temos Raven Darkholme, a Mística trabalhando infiltrada no escritório do secretário de defesa. Ela é a líder da Irmandade de Mutantes composta por Sina, Avalanche, Pyro e Blob (se não me engano Mística tem um caso amoroso com a Sina nesta época).

No Senado Charles e Moira McTaggert estavam num importantíssimo debate com o Senador Kelly quando os X-Men discretamente alertam o Professor sobre o que sabem, mas a Irmandade ataca quase que imediatamente.

O confronto que se inicia é rápido e catastrófico, pois em campo Ororo gostaria que Scott continuasse liderando a equipe, mas sua atuação não é ruim. Há diversos confrontos interessantes Blob x Colossus,  Pyro x Anjo e Noturno contra ele mesmo (quer dizer a Mística disfarçada é lógico).

No final quando vamos chegando ao ápice da narrativa tudo vai se intensificando de uma maneira que nos deixa preso no que lemos.  A HQ é envolvente seja no sacrifício de Wolverine, Colossus e Ororo tentando exterminar o controle dos Sentinelas ou Kitty  detendo Sina no último momento que iria matar o Senador.

E ainda deixando suspenso no ar que “talvez” aquele futuro ainda poderia acontecer. Não é a toa que esta história é considerada uma das melhores de todos os tempos dos X-Men.

x-men-days-of-future-past

Filme

Os mutantes vivem num futuro terrível aonde são caçados e exterminados pelos Sentinelas que são robôs gigantescos criados por Bolivar Trask (Peter Dinklage).

Somente poucos sobreviventes conseguem viver escondidos (senão também serão mortos). Entre estes remanescentes temos o professor Charles Xavier (Patrick Stewart), Magneto (Ian McKellen), Tempestade (Halle Berry), Kitty Pryde (Ellen Page) e Wolverine (Hugh Jackman). Juntos eles estão buscando uma forma de evitar que todos os mutantes sejam eliminados da face da Terra.

A única forma que encontraram foi enviar a consciência de Wolverine numa viagem pelo tempo até 1970. Quando irá ocupar o seu corpo daquela época tendo que procurar Xavier (James McAvoy) e Magneto (Michael Fassbender) ainda jovens para que unidos possam impedir aquela terrível realidade.

Dia de Um Futuro Esquecido irá pras telonas em 23 de maio de 2014. Quero estar lá pra assistir comentem se gostaram desta matéria.

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Meu Texto

2 Respostas para “Meu Texto

  1. Show de bola Anderson! Lembro bem do “gibi”. Estória sensacional!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s