Meu Texto

DOCTOR NO

James Bond

“Meu nome é Bond, James Bond.”

A famosa frase dita imprime um jeito marcante e sedutor ao se apresentar. James Bond está fazendo 50 anos de uma franquia de inegável sucesso.

Sean Connery foi o primeiro ator a encarnar o agente britânico e seu sucesso  está no caráter durão, estilo impecável e sofisticado que imprimiu ao personagem. Pra mim o fato mais interessante é 007 ter permissão para matar em suas missões a serviço de sua majestade.

Justamente por ser o mais carismático Sean Connery  é o melhor e maior de todos os atores que já interpretaram o agente britânico.

Roger Moore é o segundo da lista.  Sua principal característica é mostrar um agente cínico, de humor sarcástico, muito canastrão e irônico com pinta de playboy internacional. Mostrando uma pose elegante tornou-se um dos atores mais marcantes a encarnar o personagem.

 

Eu nunca gostei da forma que George Lazenby e Timothy Dalton atuaram na franquia parece que ficou faltando o glamour de Moore ou a perspicácia de Connery neles. E justamente por (Connery e Moore) terem sido tão influentes  estes que vieram depois ficaram abaixo da média pra mim.

Pierce Brosnan trouxe para sua versão um tipo de agente politicamente correto e  mais elegante do que o mostrado normalmente. Seus filmes resgataram o prestígio de 007 e fiquei muito chateado ao saber que iriam substituí-lo.

Quando vi Daniel Craig pela primeira vez detestei terem colocado um Bond loiro.

Mas como não tinha jeito mesmo passei a ver os filmes com Craig. Confesso que de primeira fui totalmente  contra vontade, porém passei a gostar de sua atuação em Quantum of Solace (2008).  É um filme tão frenético e repleto de adrenalina a quase todo instante.  Seu James Bond é muito mais durão e brutal do que se poderia imaginar.

Avalio seu Bond tipo um Jack Bauer  aonde não há limites ou extremos para conseguir seu intento. Isto mostra o quanto assustador e letal James poder ser.

aston martin db5

  Carros

Uma coisa que sempre me chamou a atenção eram os carros dirigidos por 007. No início eles eram apenas um meio de transporte, mas com a ajuda do inventor “Q” passaram a ter os mais variados acessórios.

É justamente o inventor Q (Desmond Llewelyn) que tomava conta da minha imaginação quando mais novo aparecendo em seu laboratório de pesquisa com seus aparatos tecnológicos.

Por mais que tente evitar James sempre se encontra em situações onde sua vida corre risco e se não fosse pela vasta gama de aparelhos com tecnologia de ponta, talvez nenhum dos Bonds teria sobrevivido nos filmes da franquia para conseguir salvar o mundo.

O Aston Martin é um  dos carros mais lindos que já vi na minha vida, mas eu adoro a Lotus Spirit que vira um submarino em O Espião Que Me Amava, de 1977.

Além dos carros outra marca registrada dos filmes são as mulheres que ao mostrar um ar de sofisticação, sensualidade,  elegância e ter o padrão de beleza em sua época  ficaram conhecidas como Bond Girls.

As Bond Girls tornaram-se uma parte essencial da extensa franquia bondiana. São mocinhas ou bandidas que acabam ajudando o agente durante sua missão. Um colírio pros nossos olhos e enlouquecendo a imaginação dos fãs através dos anos.

ursula andrewsHalle-Berry

 Ursula Andrews foi a primeira algo que não consigo esquecer é sua  clássica cena em que sai de biquíni do mar.

Acho que cada um tem sua Bond Girl preferida apesar da minha querida, Teri Hatcher (Susan Mayer) ter vivido uma delas no filme O Amanhã Nunca Morre, de 1997 não ter ficado legal (lembrando que a atriz interpretou Lois Lane no seriado do Azulão dos anos 90).

A minha preferida é Halle Berry (Jinx), em 007 Um Novo dia para Morrer, em 2002. Halle Berry aparece de biquíni laranja saindo do mar fazendo uma homenagem para Ursula.  Jinx também era uma agente secreta atrás do mesmo vilão que Bond.

Halle fez parte do elenco de X-Men aonde interpretou a mutante Ororo que pode controlar o clima.

Minha terceira Bond Girl marcante é Domino Petachi vivida pela atriz Kim Bassinger no filme Nunca Mais Outra Vez, de 1983. Domino ficou na minha memória ao ser colocada a venda como escrava branca para um grupo de árabes. Ainda bem que Bond consegue chegar a tempo de salvá-la.

Algum tempo depois a beleza de Bassinger voltou a me chamar atenção quando interpretou Vicky Vale par romântico de Bruce Wayne no filme Batman, de 1989. O qual comemorava o cinquentenário do Morcegão e trouxe a batmania de volta á tona. Batman, de Tim Burton é o melhor filme daquela antiga franquia.

Vilões

Da extensa lista de vilões memoráveis da franquia destaco apenas estes três, pois foram os que mais gostei.

O primeiro e maior deles é sem sombra de dúvidas Ernest Stravo Blofeld.  Blofeld é um gênio do mal, chefe da organização Espectre, cujo maior desejo é dominar o mundo através do terrorismo, extorsão e vingança. Vários atores interpretaram o vilão sendo  por isso que seu rosto pouco aparecia. Quem ficava em foco era seu gato branco enquanto dava ordens.

 Franscisco Scaramanga (Christopher Lee) um assassino de aluguel que usa uma pistola de ouro (Goldfinger, 1974). E seu ajudante um anãozinho chamado Nick Nack ( Herve Villechaise)que posteriormente ficou conhecido como o Tatoo da Ilha da Fantasia.

Goldfinger  é um assassino meticuloso que mora numa ilha belíssima e  trava um duelo fantástico com Bond no final do filme.

Sempre achei que  estar a par sobre o que acontece no mundo te torna uma pessoa bem informada, mas este vilão em particular distorce tudo ao seu redor.  Elliot Carver (Jonathan Pryce)  é um magnata da mídia que manipula as notícias com seus império das comunicações jogando potências uma contra as outras para formar a Terceira Guerra Mundial. O Amanhã Nunca Morre é um dos meus filmes prediletos.

 Jaws (Richard Kiel) foi um vilão de 007 O Espião que me Amava. Ele era um homem altíssimo e tinha uma força descomunal. Quando eu era mais novo morria de medo do vilão. Ele parecia ser indestrutível e incansável para pegar Bond. Pra piorar o assassino tinha dentes de aço pavorosos que cortavam praticamente tudo. Sua forma preferida de matar era dando mordidas na jugular de seus oponentes.

O próximo vilão é Rauol Silva que será vivido pelo ator Javier Bardem logo saberemos se entrará para a lista dos maiores ou piores vilões da franquia bondiana.

James Bond está celebrando 50 anos desde o  lançamento do primeiro filme 007 Contra O Satânico Dr. No, de 1962 de sua brilhante jornada cinematográfica.

A longevidade da franquia é devido aos produtores  que criativamente mantém  a  capacidade de mostrar histórias renovadas e adaptadas que acompanham o contexto histórico vivido em sua época.

Há 50 anos Bond vem enrolando Miss Moneypenny eu só quero saber quando sairá o casamento dos dois?

T93rBLp1Zo4

007 – Operação Skyfall

O vazamento de dados confidenciais revela a posição de diversos agentes infiltrados em células terroristas, colocando suas vidas em risco. O próprio James Bond (Daniel Craig) é um dos afetados e precisa demonstrar sua lealdade a M (Judi Dench) para ajudá-la a resolver o problema.

Logo ele passa a investigar quem está por trás do ataque ao MI6 e percebe que o responsável está bastante familiarizado com o modo de funcionamento da agência de espionagem britânica, por ter sido um de seus agentes no passado. Dirigido por Sam Mendes e com Javier Bardem, Ralph Fiennes, Albert Finney, Helen McCrory e Ben Whishaw no elenco.

Pelo que tenho visto este filme parece ser um dos melhores desta franquia mais recente estão querendo fazer um retorno ás origens da essência do 007 e espero realmente que consigam. Fico na expectativa de poder assisti-lo.

Skyfall será lançado em 26 de outubro de 2012, sendo o primeiro filme da série também lançado no formato IMAX.

Só para matar saudade aqui está é a belíssima música tema original.

Mais detalhes sobre James Bond no Wikipédia.

2 Comentários

Arquivado em Meu Texto

2 Respostas para “Meu Texto

Deixe um comentário