Batman: Através dos Tempos

Sheldon_Moldoff

Sheldon Moldoff

Apesar dos vários anos desenhando o Homem Morcego, apenas há alguns anos o trabalho deste artista teve o devido reconhecimento.

Sheldon Moldoff nasceu em Nova York, em 1920. Artista autoditada, ele ainda era adolescente quando conheceu Bob Kane. Depois de alguns anos trabalhando como seu assistente, Moldoff ganhou a chance de criar seus próprios personagens.

Quando a National (atual DC Comics) planejava uma nova revista chamada Flash Comics, Moldoff se associou ao roteirista Gardner Fox para criar Hawkman (Gavião Negro que antigamente no Brasil era chamado de Falcão da Noite), um dos mais famosos personagens criados pelos dois.

Em 1953, Bob Kane ofereceu a Moldoff um trabalho como ghost artist em Batman: “Eu nunca tive contrato, e desenhei o material em nome dele por quinze anos. E ninguém sabia disso”.

O irônico é que,  enquanto Moldoff estava trabalhando como ghost, começou a receber trabalho do editor Jack Schiff. Além disso, fazia vários outros serviços para a National,entre os quais House of Mistery, Blackhawk e Sea Devils.

Alguns anos depois, Julius Schwartz que editava os títulos do Batman no final dos anos 60) apresentou Moldoff numa convenção dizendo que sempre desejara trabalhar com ele; anos mais tarde, Schwartz descobriu que já havia trabalhado sem que tivesse  tomado conhecimento.

Moldoff tem suas próprias teorias sobre o sucesso contiuo de Batman – particularmente, numa época em que o Comics Code (código de ética dos quadrinhos) estava matando revistas por todos os lados. Para ele, Batman se manteve por tanto tempo graças a uma gama variada de vilões e devido aos roteiros criativos de Bill Finger.

Moldoff desenhou, como ghost, Batman e Detective Comics até 1967. Quando Kane deixou a revista e foi para a animação, Moldoff fez o mesmo; e, quando Kane criou um desenho chamado Courageous Cat and Minute Mouseo artista estava lá para escrever e fazer storyboards. Mais tarde, formou sua própria podutora, tendo realizado mais de 200 curtas de animação, inclusive o longa metragem Marco Polo Jr.

Moldoff ficou satisfeito por ter seu trabalho em Batman sendo lembrado, embora afirmasse não nutrir um grande afeto pelo personagem. Para ele, desenhar Batman era apenas um emprego. Talvez pelo fato de não ter seu nome nos créditos, não atribuísse tanta importância.

A verdade é que levou muito tempo, mas Sheldon Moldoff está finalmente fora das sombras.

Saiba mais sobre Sheldon Moldoff  aqui.

 

0 1.1 1 2.1 2.2 2 3.1 3 4 5 6 7 8 wedthrow 10 11 12 13 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 wallpaper 1 wallpaper 2

Fonte: Batman Magazine

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Batman: Através dos Tempos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s