Heróis Nipônicos

changeman

Esquadrão Relâmpago Changeman

A série super sentai foi produzida pela Toey Company sendo originalmente exibida na TV Asahi entre 2 de fevereiro de 1985 e 22 de fevereiro de 1986.

Por aqui o inesquecível tokusatsu, Dengeki Sentai Changeman, foi ao ar pela primeira vez na extinta Rede Manchete, em 1988.

Na história cinco integrantes do Exército dos Defensores da Terra estavam sendo treinados pelo Sargento Ibuki todos os dias. Só que de repente foram atacados pelos Soldados Hidler (que eram guerreiros espaciais inimigos).

Então os cinco são banhados pela Força Terrestre e adquirem cada um os poderes de um animal lendário: Tsurugi Irio (Change Dragon), Sho Hayate (Change Griphon), Yuma Ozora (Change Pégaso), Mai Tsubassa (Change Phoenix) e Sayaka Negisa (Change Mermaid).

Deste momento em diante surgiu o Esquadrão Relâmpago Changeman que passaram a atuar como uma equipe liderados pelo Sargento Ibuki (e também eram auxiliados por profissionais que criaram suas armas e robôs).

A parte legal é  cada um possuía uma personalidade e funcionavam como equipe. Eu ficava fissurado no momento  que eles usavam o relógio em seus pulsos e gritavam: “vamos change!” para que pudessem se transformar em Changeman.

O inimigo dos heróis era o Império Gôzma alienígenas conquistadores que adoravam dominar planetas. Seu líder era o Senhor Bazoo que tinha a sua disposição vários comandados.

Entre os quais estavam o implacável Comandante Giluke, o terrível Pirata Espacial Buba, Shima (que tinha voz de homem), a invejosa Rainha Ahames, Gaata, o estranhíssimo Gyodai e os idiotas dos Soldados Hidler.

Diante de tantos inimigos a equipe dispunha de diversos veículos no combate contra o mal. Começando pela Change Cruiser, um utilitário 4×4 e as motocicletas (caracterizadas com o símbolo deles).

Ainda tinha a nave Base Shuttle que transportava os veículos: a moto Jet Change 1 (pilotada pelo Dragon), o helicóptero Heli Change 2 (pilotado por Mermaid e Griphon) e o tanque Land Change 3 (pilotado por Phoenix e Pégaso).

Como se tudo isso ainda não bastasse essa máquinas se uniam formando o Change-Robô que podia disparar raios dos olhos e mísseis (que eram disparados de sua barriga).

Além disso também possuía no seu arsenal um escudo e a Espada Relâmpago que tinha dois ataques mortíferos (Giro Atômico e Reflexo Relâmpago).

Lembro que eu ficava muito puto da vida quando os heróis explodiam o monstro espacial com a Change Bazuca e Gyodai surgia fazendo-o ficar maior. É óbvio que logo vinha o Change-Robô pra salvando mais uma vez o dia.

Esquadrão Relâmpago Changeman foi marcante, porque seus efeitos especiais e coreografias de lutam impressionavam demais, haviam cenários incríveis, músicas impactantes, personagens carismáticos e bem desenvolvidos, momentos engraçados e outros tristes.

Fato inegável é que Changeman foi uma febre tremenda entre a molecada e foi graças ao seu sucesso que tivemos vários seriados japoneses sendo mostrados na telinha daquela época. Foram produzidos 55 episódios de 30 minutos de duração cada.

Depois que finalizou em 1994 pela Manchete foi reprisado na Rede Record e na TV Gazeta.

Como curiosidade todos os episódios foram lançados em VHS pela Everest Vídeo.

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Heróis Nipônicos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s