Falando Sobre

lex-brainiac

A Teoria da Conspiração

Quando assisti  Um Mundo Melhor fiquei perplexo com aquela Liga da Justiça fascista que controlava o mundo com mão de ferro. Sua contribuição foi  mostrar uma origem melhor para o monstro Apocalypse (numa batalha grandiosa contra o Superman).

Todos pensávamos que seria uma realidade alternativa que “talvez” não viesse acontecer, mas a verdade era que os acontecimentos estavam sendo secretamente manipulados por “alguém” para que aquela realidade viesse ser a nossa.

Então mais a frente descobrimos  que num plano arquitetado por Lex Luthor o canhão de fusão binária é ativado destruindo o complexo do Cadmus (no Novo México).

Lembrando que o canhão foi colocado no Satélite após a invasão thanagariana a fim de proteger a Terra de outras invasões alienígenas. O Questão havia sido sequestrado, pois anteriormente havia descoberto arquivos secretos com o assassinato de LL na Casa Branca.

E para evitar que tal futuro sombrio pudesse acontecer ele decide com suas próprias mãos executar o vilão careca, mas fracassa sendo preso e torturado no Cadmus.

O herói sem rosto parece maluco, mas antes de ser sequestrado diz que há uma sociedade secreta que enriquece  controlando o mundo inteiro. Num quadro mostra um ex-presidente que foi ator (alusão a Ronald Reagan e até boys band tipo Backstreet Boys) que desviam a atenção da população. Algo surpreendente, pois foi uma fonte de inspiração para o título do texto.

Enquanto Superman e Caçadora foram salvar o herói sem rosto temos o Capitão Átomo sendo recrutado pelo General Eiling. Já na intenção de coloca-lo pra enfrentar o kritoninano onde vemos uma batalha histórica entre ambos, pois mesmo o Capitão usando energia do sol vermelho de Krypton.

Podemos notar então que  Kal estava apenas se “contendo” para dar tempo da Caçadora auxiliar o Questão a fugir.

No final da luta quando os agentes de segurança vem socorrer o Capitão o Homem de Aço diz: “não toquem nele é da Liga da Justiça”. Pergunto quem iria desobedecer ao Super enfurecido? (Eu estou fora).

Pra piorar a situação da Liga surge uma histeria da população quanto ao uso do canhão, pois a destruição é tão impactante que a cena parece ser uma reconstituição real de uma explosão nuclear.

As implicações não são poucas, porque o presidente ameaça  o Caçador de Marte duramente. E na Sala de Reunião  em votação secreta a equipe decide se entregar para “limpar” sua imagem e aliviar a tenção (menos o Batman que diz ser um membro esporádico).

Fato que particularmente pra mim está ligado com os acontecimentos de sua lavagem cerebral mostrados em Crise Infinita.

Aqui também temos a melhor adaptação da Poderosa que nos gibis é a prima do Superman original que vivia na Terra 2. Ficamos sabendo que ela é um clone geneticamente melhorado da Supergirl. Dando muita dor de cabeça para a Moça de Aço, pois estavam dividindo as mesmas recordações (Tenebrosa Simetria).

Amanda Waller respondendo a “provocação” mandou Galateia invadir e destruir o QG da Liga. Ela utilizou um exército de Ultimen controlados telepaticamente, mas na verdade foram criados para serem uma resposta a possíveis excessos da Liga da Justiça (caso futuramente algo parecido aos Lordes da Justiça viesse  acontecer). Os Ultimen são versões de heróis do desenho dos Super Amigos: Grande Sombra (Chefe Apache), Juice (Vulcão Negro),  Wind Dragon (Samurai), Downpour (Zan) e Shifter (Jayna) infelizmente faltou El-Dourado.

Na invasão e batalha no Satélite vemos um desfile de heróis conhecidos e de outros de segundo escalão como Rastejante, Cigana, Astek, Soviete Supremo além de muitos socos, raios e explosões no melhor estilo dos quadrinhos.

Quando Amanda estava comandando a invasão ao lado do General, Batman invade questionando que há somente três pessoas com níveis de inteligência fora do comum no UDC (sendo que dois deles estavam no Satélite no momento do disparo).

Eu suponho que sejam o Senhor Incrível 2 (Michael Holt) e Eléktron (Ray Palmer) ou será que ele estava na Torre  na hora do acidente? Em momento algum vemos o Homem-Morcego no Satélite, pois então partindo deste ponto de vista. Devo concluir que o nível de inteligência de Bruce está abaixo de Lex Luthor (eu não gostei disto).

O pior de tudo foi descobrir que o careca estava dividindo seu corpo com um implante do DNA de Brainiac (já que o vilão espacial havia morrido). Isto havia acontecido na versão animada do Superman dos anos 90 episódio em que Brainiac faz Luthor de refém para construir um novo corpo cibernético. Não me recordo do nome em que aconteceu tal história, mas lembro que Lex quase morre de fome e cansaço ficando bastante debilitado e justamente o Super o salva (não é atoa que chamam ele de escoteiro azul).

Após Brainiac revelar tudo que havia tramado Amanda Waller dá tiros  em seu corpo e quase automaticamente os buracos se fecham lembrando o T-1000 do Exterminador do Futuro. Na sequência o Super soca Brainiac com extrema raiva, mas quando vilão transforma o prédio da LexCorp vemos uma versão da nave que era usada durante os anos 1980 nos quadrinhos.

Enquanto a nave era destruída o vilão estava a quilômetros dali, pois sua intenção era encontrar o Coração Negro uma tecnologia alienígena capaz de converter qualquer matéria-prima para utiliza-la. Temos então a conexão                                                                                                                     direta com Um Mundo Melhor, pois os 7 grandes enfrentam um poderoso Brainiac. Luthor está aonde sempre almejou chegar ao unir-se ao alienígena tendo poder, conhecimento e imortalidade sendo praticamente um “deus”.

androides

É no confronto que Brainiac/Luthor recria androides com aparência da Liga fascista só que o Flash estava morto nesta realidade.  E o uniforme que vemos é igual ao de Eobard Thwane, vulgo Professor Zoom ou Flash Reverso (o pior inimigo de Barry Allen).

Os heróis lutam contra versões de si mesmos que dizem todos os seu temores mais íntimos. O adversário do Flash diz que não há lugar para ele entre os maiores heróis da Terra, mas esta frase também é usada para definir Os Vingadores. Todos trocam de oponente demonstrando, porque realmente são os melhores do mundo.

Quando a Liga estava aparentemente derrotada Brainiac/Luthor tenta assassinar Wally mais o Velocista Escarlate corre ao redor do mundo. Atingindo uma velocidade que nunca havia alcançado conseguindo assim arrancar a armadura de Lex e morrendo devido á exaustão, pois estava dentro da força de aceleração.

Ela é a fonte de poder de todos os velocistas e quando morrem sua energia se une a fonte fazendo parte dela para sempre. Lembrando que fato semelhante  havia ocorrido com a morte de Barry Allen em Crise nas Infinitas e também em Superalmanaque DC (“O Mistério do Raio Humano”). Wally estava praticamente sumindo seus amigos se uniram para trazê-lo de volta. É emocionante mostrando que a Liga é mais do que uma simples super equipe, pois agem como se fossem uma família.

Depois de tudo quando Superman fala pra população de sua intenção de desfazer a Liga. O Arqueiro dá um sermão mostrando a importância de Kal-El e da Liga da Justiça seguida de uma aclamação da população. Batman diz pro Arqueiro em latim: “quem guarda os guardiões?” algo que se não me engano é visto em Watchmen, de Alan Moore e Dave Gibbons onde há esta inscrição na parede.

As referências dos roteiristas nos levam há vários assuntos pertinentes ao mundo dos quadrinhos e Liga da Justiça é a melhor animação de todas com a equipe feita pela DC Comics e um prato cheio para nós fãs do assunto.

Comentários sobre os episódios Um Mundo Melhor, Disputa de Poder, Hora H, Pânico nos Céus e Divididos Caímos.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Falando Sobre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s